segunda-feira, 10 de maio de 2010

9 de maio... FELIZ DIA DAS MÃES!

Mães! O que seriam de nós filhos se elas não existissem?
O curioso é que foi pela falta de uma mãe que o dia das mães teve origem:

Anna Jarvis, uma americana do estado da Virgínia Ocidental, que deu inicio a campanha para instituir o DIA DAS MÃES. Em 1905, Anna, perdeu a sua mãe e entrou em uma grande depressão. As amigas preocupadas com todo o sofrimento tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna quis que a festa fosse estendida para todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas os filhos lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que o dia das mães fosse criado.
A primeira celebração oficial, aconteceu somente em 26 de Abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental William E.Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Os outros estados norte-americanos, aderiram rapidamente á comemoração.
Finalmente, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
No Brasil, o primeiro dia das mães foi no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
(baseado no texto ORIGEM DO DIA DAS MÃES)

"O amor de uma mãe é diariamente novo" - Anna Jarvis




FELIZ DIA DAS MÃES!

Clique aqui para ver o vídeo que eu fiz em homenagem á minha mãe espero que goste