O curioso é que foi pela falta de uma mãe que o dia das mães teve origem:
Anna Jarvis, uma americana do estado da Virgínia Ocidental, que deu inicio a campanha para instituir o DIA DAS MÃES. Em 1905, Anna, perdeu a sua mãe e entrou em uma grande depressão. As amigas preocupadas com todo o sofrimento tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna quis que a festa fosse estendida para todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas os filhos lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que o dia das mães fosse criado.
A primeira celebração oficial, aconteceu somente em 26 de Abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental William E.Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Os outros estados norte-americanos, aderiram rapidamente á comemoração.
Finalmente, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
No Brasil, o primeiro dia das mães foi no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
(baseado no texto ORIGEM DO DIA DAS MÃES)